
Padarias fazem parte do dia-dia de cada consumidor, e fala a verdade, TODO MUNDO AMA Padaria.
E tem algumas que conseguem criar um diferencial tão grande que fazem com as pessoas saiam do seu caminho apenas para passar comprar o seu pão preferido na sua padaria preferida!
Mas mesmo os clientes que moram ou estão em torno de uma padaria tem várias opções. Desde outras padarias, supermercados, casas de lanches e até mesmo postos de combustível, que hoje na sua grande maioria possuem lojas de conveniências completas.
Por isso se você quiser manter um fluxo constante de clientes, ter um bom volume de vendas e conquistar ótimos resultados é preciso estar atento aos detalhes e procurar fazer ações diferentes para sair da rotina, encantar os clientes atuais e atrair novos.
Os métodos tradicionais de marketing funcionam muito bem para padarias, no entanto, investir em novas e criativas formas de divulgação e vendas pode ser exatamente o que sua padaria precisa para conseguir atrair novos clientes, e fidelizar mais pessoas.
Vamos lá?
1. DEGUSTAÇÃO
Deixe uma novidade ou o produto que você queira estimular a venda em algum lugar bem visível, em cima do balcão por exemplo.
Pode ser pedaços de bolo cortados, ou de algum salgado bem atrativo, cheiroso e gostoso, para que clientes consigam provar a qualidade de seus produtos.
Quando um cliente prova algo e adora, há uma chance muito maior dele se interessar em comprar aquele produto, e outros produtos também.
2. COMBOS EM DATAS ESPECIAIS
Todo mundo adora uma novidade e um motivo especial para provar algo diferente, então invista em novidades temporárias para as datas festivas.
Você pode ter cardápio especial para o inverno com chocolate quente por exemplo e para o verão como sanduíches mais leves.
3. PRODUTOS PARA EVENTOS
Padarias costumam cobrar por peso, fatia, pedaço ou um preço fixo, dependendo do produto.
Porém, a maior parte das padarias não faz ideia de como é vantajoso fazer preços especiais para eventos como coquetéis e festas de aniversário.
Também ofereça para empresas e companhias, seus doces como petiscos durante eventos e reuniões.
Busca ativa de clientes com preço diferenciado para bons produtos é uma forma de garantir uma fidelização de clientes e fazer com que seus produtos cheguem a um público maior.
4. ESTACIONAMENTO
Com o ritmo de vida atual ter facilidade para chegar e parar para fazer as compras é um fator que influência na escolha do local onde se vai fazer as compras.
5. PARCERIAS COM RESTAURANTES
Ofereça seus serviços e produtos a restaurantes, preferencialmente próximos de seu estabelecimento.
Nem todo restaurante tem alguém especializado em doces, e costuma terceirizar esse serviço.
Alguns restaurantes podem querer fazer a parceria com sua padaria para ter a garantia de bons doces para seus clientes.
6. REFEIÇÕES COMPLETAS
Ter opções mais completas para o almoço e jantar pode tornar sua padaria um ponto atrativo para todas as horas
7. OPÇÕES SAUDÁVEIS
Opções sem glúten, sem lactose, ricos em proteínas ou integrais.
São várias as opções possíveis, escolha uma ou mais e invista em um cardápio para esse público, que só cresce.
8. IDENTIFICAÇÃO CLARA DE PRODUTOS
A identificação do que é, e do que tem em cada produto facilita a escolha do cliente.
Isso agiliza a compra e resulta em um atendimento melhor, pois reduz a espera.
E dependendo da forma como você descreve, pode até instigar a pessoa experimentar.
Seja criativo!
9. BOA APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS
Não apenas dos seus produtos, mas das embalagens, do ambiente e da fachada.
Um ambiente bonito e agradável faz mais pessoas entrarem e também a permanecerem mais tempo no local.
O que sempre resulta em mais consumo.
Quanto a boa apresentação dos produtos, acredito que você já está cansado de ouvir que as pessoas comem com os olhos, né?
Mas além do produto invista na beleza da apresentação, seja na embalagem do pão ou na montagem do sanduíche.
Capriche sempre!
10. DICAS NUTRICIONAIS
Aproveite a nutricionista ou o responsável técnico e coloque dicas nutricionais, destaque as calorias ou nutrientes. Você pode fazer isso em quadros, nas embalagens ou placas que identificam os produtos.
11. PERFIL EM REDES SOCIAIS
Visibilidade nas redes sociais é um excelente marketing para sua padaria.
Poste seus produtos com boas fotos, de forma apetitosa.
Poste opinião de clientes e incentive seus clientes a postarem também.
Você pode fazer isso por meio de sorteios ou apenas usar quadros na sua padaria incentivando a postagem de fotos usando a #nomedapadaria.
A internet é um meio poderoso para divulgar, você não pode ficar de fora.
12. CARTÃO FIDELIDADE
Crie motivos para as pessoas voltarem e optarem por você no momento que surgir a dúvida sobre onde ir.
O cartão pode conceder um desconto depois de X compras ou um presente mesmo, como um bolo, uma sobremesa ou um lanche.
As possibilidades são muitas, crie a sua.
13. QUALIDADE SEMPRE
Esse item deve o primeiro e deve ser lei na sua padaria!
Não adianta você fazer várias ações e não ter qualidade.
E ela se refere a dois pontos em especial:
Qualidade no atendimento: É fundamental ser cortês, atender bem e fazer o clientes se sentir especial.
Qualidade dos produtos: Novamente não adianta atender bem, atrair muita gente, ter um ambiente lindo e o seu produto ser ruim.
Se tiver que escolher apenas um desses itens para focar seus esforços minha sugestão é que seja na qualidade extrema dos produtos.
E para ter bons produtos, seja criterioso na escolha dos seus insumos, eles são a base para receitas de sucesso.
E então qual dessas ações você vai fazer primeiro?
E quais outras ações você já fez ou faz na sua padaria que deram certo?
Compartilhe aqui os comentários! A troca de informações fortalece o setor!
Um abraço e até mais!
Fonte: Sheron Sandri
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